A quadra de esportes de um dos pavilhões do Parque de Eventos Rui Ortiz, em Soledade, ficou completamente lotada, com mais de 2,5 mil participantes dançando músicas tradicionais gaúchas como em um gigantesco e animado baile. A cena deu a dimensão do que foi o 1º Enart Pré-Mirim, Mirim e Juvenil. O evento superou as expectativas.
Em seu discurso na grande final, o prefeito de Soledade, Paulo Ricardo Cattaneo, confirmou a disposição demonstrada até agora e propôs que o município se torne sede permanente do encontro, criado para as gerações futuras do tradicionalismo. O presidente do MTG, Nairo Callegaro, assegurou que a proposta será avaliada com empenho e agradeceu todo o apoio recebido: “Enfrentamos inúmeras dificuldades, inúmeros obstáculos, mas ultrapassamos cada um deles, graças à ajuda fundamental de pessoas abnegadas, que ajudaram a concretizar esse sonho.”

O 1º Enart Pré-Mirim, Mirim e Juvenil contou com as modalidades danças tradicionais, dança de salão, intérprete vocal, declamação, chula e gaita. Com os participantes vieram também instrutores, familiares, diretores de entidades tradicionalistas, motoristas, músicos etc. Gente de todo o Estado, que ficou hospedada em hotéis e alojada no Parque de Eventos Rui Ortiz, em escolas estaduais, municipais e particulares de Soledade, além de várias residências de quem abriu suas casas para receber grupos durante o evento.

Mensagens carinhosas de agradecimento pela acolhida foram deixadas em muitos quadros de escolas, segundo o coordenador geral do evento, Adroaldo Parizotto Ferreira: “Foram recadinhos emocionantes, que, por si só, já valeram todo o esforço”. O CTG Essência Gaúcha, por exemplo, participou do evento com uma comitiva que totalizou 113 integrantes. A coordenadora da Invernada Pré-Mirim da entidade, Daiana Reichert, estima que, na próxima edição do evento, a delegação do CTG aumente para algo em torno de 300 pessoas: “Nesta edição, infelizmente, não foi possível trazer a invernada juvenil, mas, no ano que vem, viremos com o dobro de participantes”, prometeu.

Os vencedores do 1º Enart Pré-Mirim, Mirim e Juvenil representarão o MTG no Festival Nacional de Arte e Tradição Gaúcha (Fenart). Confira a lista:

VENCEDORES ENART 2019

Deixe uma resposta

Fechar Menu
%d blogueiros gostam disto: