O Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Herança Gaúcha, de Chapecó-SC, receberá no próximo final de semana, dias 6 e 7 de abril, integrantes de todo o movimento tradicionalista gaúcho brasileiro para o Encontro Nacional da Juventude Tradicionalista (Enjut) da Confederação Brasileira da Tradição Gaúcha (CBTG), organizado pelo seu Departamento Jovem.

De acordo com a comissão organizadora, o Enjut recebeu mais de 500 inscrições de todo o país. “Nosso objetivo é possibilitar um intercâmbio de ideias e informações, além de motivar a participação cada vez maior do jovem no nosso movimento em vários cantos do País. Reforçamos que apesar de ser um encontro da Juventude, todos os tradicionalistas são mais do que bem vindos, sejam estes jovens ou jovens há mais tempo!”, convida Natália Lorenzi, 1ª Prenda da CBTG e organizadora do encontro nacional.

Com o tema “Liderança Jovem: o papel dos Peões e Prendas na sociedade tradicionalista”, o encontro começa às 8h do dia 6 de abril, sábado. Além de Santa Catarina, participarão os integrantes dos Movimentos Tradicionalistas Gaúcho (MTGs) do Paraná, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Planalto Central, São Paulo e Amazônia Ocidental. A programação conta com palestras, painéis, atividades recreativas, oficinas e um passeio turístico. Todas as temáticas são voltadas ao tradicionalismo gaúcho e serão ministradas e mediadas por reconhecidos palestrantes.

Conforme Victor Parmeggiani, 1º Peão Tradicionalista da CBTG, durante o Enjut será realizado o Painel “Juventude Ativa pelo Brasil: as realidades e dificuldades de ser/ formar jovens líderes tradicionalistas Brasil afora”, com representantes de todos os oito MTGs do Brasil. “Reservamos um espaço físico para que cada MTG possa expor seus trabalhos, ações e projetos. A intenção é dar visibilidade às diferentes atividades relacionadas à cultura gaúcha realizadas no território brasileiro. Também será possível demonstrar as diversas realidades da tradição gaúcha, o intercâmbio de ideias e o incentivo às ações culturais e sociais”, enfatiza o Peão.

Victor Parmeggiani ainda explica que além dos apoiadores tradicionalistas gaúchos, esta edição do Enjut conta com o apoio do Sebrae Santa Catarina. “Por entender que a região oeste do Estado tem nas suas raízes gaúchas a possibilidade de fortalecimento social, desenvolvimento cultural e econômico, o Sebrae apoia nosso encontro”, comemora.

Para o Presidente da CBTG, João Ermelino de Mello, há a necessidade de incentivar o jovem e prepará-lo para a verdadeira vivência tradicionalista, pois ele preserva a cultura gaúcha com muita dedicação e é a longevidade do movimento. “Retomamos o Enjut em 2017 na cidade de Ponta Porã-MS, ano que foi celebrado 30 anos da CBTG. O evento representou um verdadeiro encontro de gerações e no próximo fim de semana temos a possibilidade de continuar com essa atividade enriquecedora. Vivenciaremos a integração artístico-cultural, desde o pré-mirim ao xirú, e trocaremos ideias com todos os MTGs a respeito de suas experiências com os Departamentos Jovens, além de levantarmos os problemas existentes, os desafios/aprendizados e as soluções em cada localidade. Agradeçemos o empenho da patronagem e juventude do CTG Herança Gaúcha, do MTG-SC e da CBTG em sediar, planejar e organizar o tão esperado Enjut”, considera o Presidente da CBTG.

ENJUT 2019 – Segundo o Regulamento Geral da CBTG, o Enjut é realizado pelo Departamento Jovem a cada dois anos, no mês de abril, na sede da casa da 1ª Prenda ou 1º Peão Tradicionalista da CBTG. O Enjut 2019 conta com o patrocínio do Sebrae Santa Catarina. São apoiadores do encontro nacional o MTG-SC, o CTG Herança Gaúcha e a Revista Flash Vip.

Serviço – O Enjut é aberto ao público e as inscrições são gratuitas e online. Para fazer a inscrição é necessário entrar no site da CBTG (www.cbtg.com.br) e preencher os dados.

Deixe uma resposta

Fechar Menu
%d blogueiros gostam disto: