A comunidade encheu a Avenida Pedro Adams Filho de orgulho e de respeito pelas tradições gaúchas na manhã deste 20 de Setembro, no Centro. O tradicional Desfile Farroupilha, com o tema “Tropeirismo – Contribuição para a formação da Identidade Sul-Riograndense”, transcorreu emocionando o público e exaltando a cultura forte e expressiva do gaúcho. Como não poderia deixar de ser, uma grande e emocionante homenagem foi feita a João Carlos D´Ávila Paixão Côrtes, um dos maiores ícones da cultura gaúcha, que morreu em agosto, aos 91 anos.

Escolas municipais, estaduais, entidades, DTGs, CTGs e MTGs, Guarda Mirim, Polícia Militar e tradicionalistas, passaram pela avenida, em um espetáculo que emocionou diferentes gerações. Prendas e peões de todas as idades se identificaram com a brilhante apresentação de diferentes manifestações artísticas ligada ao tema do desfile.

O desfile foi aberto oficialmente pelo prefeito em exercício, Dr. Antônio Fagan, que agradeceu a presença da população. “Homenagear nossos símbolos é manter viva nossa cultura”, frisou. Antes dele, o secretário municipal de Cultura, Ralfe Cardoso, se mostrou satisfeito diante do público que, mais uma vez, foi à rua prestigiar um evento cultural da cidade. O representante das entidades tradicionalistas, Fábio Saul, também bastante emocionado exaltou a força que a história do Estado tem. “Que este dia de festa seja de reflexão para que nossas façanhas realmente tenham servido de modelo às nossas gerações”, disse Saul.

As 86 escolas da rede municipal de ensino abriram o desfile na avenida sendo divididas em grupos nomeados com símbolos da tradição gaúcha: Cavalo, Brinco da Princesa, Churrasco, Quero-Quero, Macela e Paixão Côrtes. A escola de Ensino Fundamental Leopoldo Petry representou as instituições estaduais de ensino. Representantes da Guarda Mirim, do 3º Batalhão de Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros e do Centro de Valorização da Vida (CVV) antecederam os CTGs e DTGs. O evento se encaminhou para o fim com a entrega da centelha da chama crioula pelo prefeito em exercício, Dr. Antônio Fagan, para Luis Franzen, que a conduziu até o acampamento farroupilha, na Fenac. O Desfile Farroupilha foi encerrado com a bela passagem dos cavalarianos das entidades tradicionalistas de Novo Hamburgo.

Fonte: Assessoria de Imprensa Prefeitura Municipal

Deixe uma resposta

Fechar Menu
%d blogueiros gostam disto: