A sustentabilidade financeira dos eventos realizados pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho passa pela capacidade de atração de patrocinadores. Nos últimos tempos, com o recuo das verbas públicas, um novo modelo de realização de eventos surgiu e, por consequência, tornou prioridade o fortalecimento da parceria da instituição com a iniciativa privada.

Operacionalizado pela Fundação Cultural Gaúcha, o setor de eventos desenvolve estudos mercadológicos, aprimora técnicas de abordagem e captação, e ano após ano comemora os resultados obtidos, sem deixar de lamentar, por outro lado, os retrocessos. Assim como marcas importantes se aproximam do Movimento, elas também se afastam, sob a influência principalmente de fatores mercadológicos, mas também sociais.

É nacionalmente conhecida, por exemplo, a dificuldade que muitas marcas encontram para se “aquerenciar” no coração do gaúcho. Um dos casos mais famosos é o da Casas Bahia, que se instalou no Rio Grande do Sul e diminuiu bastante a operação, atribuindo o insucesso das vendas ao fato dos gaúchos não se identificarem com a marca. Segundo matéria veiculada na época no jornal Valor Econômico, a equipe de marketing da empresa chegou a ouvir, como sugestão, caracterizar o mascote das lojas com a indumentária gaúcha.

Essa característica torna o mês de setembro, quando é comemorado o Dia do Gaúcho, particularmente interessante para as marcas. Neste contexto, o Acampamento Farroupilha de Porto Alegre, realizado pelo MTG, é uma vitrine de alto valor agregado. Em 2018, diversas marcas sob a forma de patrocínio ou apoio se aproximaram do evento. O aplicativo Galope e a Girando Sol fizeram a estreia no evento e a Óticas Carol renovou o contrato, mirando o fortalecimento da identidade do povo gaúcho com suas respectivas marcas.

Óticas Carol – A Óticas Carol participa há dois anos como apoiadora do Acampamento Farroupilha de Porto Alegre e comercializa seus produtos durante o evento. Tuanny Vianna, proprietária da franquia, considera o Acampamento o evento mais importante para celebrar o tradicionalismo gaúcho e uma oportunidade de consolidar a marca junto a este público. “Neste ano conseguimos proporcionar a todos que nos visitaram uma experiência nova e divertida com a exposição dos nossos produtos na Kombi que consideramos a mais estilosa do Brasil, a Carol Summer, que foi especialmente desenvolvida e personalizada para a Óticas Carol”, afirma. Segundo Tuanny, a empresa levou para o evento diversas grifes com uma estratégia de vendas pautada em descontos expressivos. “Percebemos um maior fortalecimento da marca entre os gaúchos, solidificando nossa parceria e nossa identidade de estarmos aqui, como diz o nosso slogan, para Enxergar o Coração Gaúcho”, afirma.

Girando Sol – A Girando Sol, neste ano, fez a estreia como apoiadora do Acampamento Farroupilha de Porto Alegre. A empresa, que tem sede em Arroio do Meio, na 24ª Região Tradicionalista, existe há 27 anos e buscou fortalecer a presença da marca entre os consumidores do Estado e visitantes apreciadores da cultura gaúcha. No espaço decorado com mobília característica e peões e prendas devidamente trajados, foi montado showroom típico. “Foi um momento em que estivemos próximo de nossos consumidores, diferente das feiras de negócios que costumamos expor”, destaca o diretor Gilmar Borscheid. Ele observa a relevância da iniciativa no sentido de ouvir relatos de consumidores sobre suas experiências com os produtos. “Foi muito especial. Os clientes comentaram a surpresa pela grandeza da empresa e a diversidade de produtos fabricados. Além disso, tivemos um retorno das pessoas sobre o processo de modernização de nossa marca e ficamos maravilhados com a aceitação deste novo momento da Girando Sol, já que tudo o que fizemos é pensando no consumidor”, completa. A interatividade durante a programação também foi proporcionada com brincadeiras feitas com as crianças e ações no palco principal do evento. Através de perguntas e curiosidades sobre a empresa as pessoas podiam levar pra casa uma sacola com itens de bem-estar, conforto e saúde. O espaço também foi ponto de encontro dos representantes comerciais da Girando Sol com seus clientes supermercadistas, sendo aproveitado para conversa com roda de chimarrão e cardápio regado à cozinha campeira.

Garupa – O aplicativo Garupa também apoiou o Acampamento Farroupilha de Porto Alegre neste ano. Segundo João Marcondes Vargas Trindade, CEO da empresa, o evento foi um grande marco. “Participamos pela primeira vez de um evento regional e que representa nossas características culturais e sabemos a importância que é para a nossa história”, afirma. Embora o aplicativo tenha mais de um ano, a proposta é iniciar nas cidades do interior para depois atuar na capital gaúcha. “Iniciamos nossas operações em maio de 2018 na cidade Porto Alegre. Assim, apresentamos nossas propostas e fomos o aplicativo de mobilidade oficial do Acampamento Farroupilha”, afirma. Durante o evento, a empresa teve um contato muito próximo com o público, tanto motoristas quanto passageiros. “Para nossa empresa foi fundamental, já que o nosso maior diferencial é o relacionamento. Procuramos oferecer a melhor qualidade e atendimento para os nossos clientes. Queremos continuar nessa caminhada e contribuir para nossa sociedade, gerando emprego, renda, oportunidades, segurança e conforto com a nossa tecnologia”, conclui.

Potencial – Os eventos realizados pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho e pela Fundação Cultural Gaúcha atraem mais de um milhão de pessoas anualmente. O número fala por si só para as equipes de marketing de empresas, constituindo um forte argumento para captação de patrocínios. Outro forte argumento para atrair patrocinadores é a identificação dos eventos com a alma dos gaúchos, pela sua própria natureza. Seja pela arte, seja pelo elemento campeiro, ou cultural, ou ainda histórico, são muitos os pontos de contato emocionais que os eventos do MTG e da Fundação podem proporcionar para marcas, fortalecendo sua percepção de valor para os gaúchos.

Por Sandra Veroneze

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