O Movimento Tradicionalista Gaúcho realizou, paralela ao Enart – Encontro de Artes e Tradição Gaúcha, em Santa Cruz do Sul, a 19ª Mostra Folclórica de Arte e Tradição Gaúcha. O evento aconteceu no dia 17 de novembro, com o tema “Valorizando e Integrando as Gerações através do Tradicionalismo”. A Mostra constituiu um dos palcos do Enart, que teve direção da Fundação Cultural Gaúcha, e o apoio foi da GPSNET, Erva-mate Barão e da 5ª Região Tradicionalista, com o patrocínio da Polar, da Philip Morris e da Prefeitura de Santa Cruz do Sul. O projeto contou com financiamento do Pró-cultura LIC RS – Lei de incentivo à cultura, do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

O objetivo da Mostra foi expor e divulgar as pesquisas e atividades culturais desenvolvidas pelas Prendas e Peões coordenados pelos Departamentos Culturais das Regiões Tradicionalistas do MTG, sob a responsabilidade da Coordenação Cultural Interna do MTG, das Prendas e Peões Estaduais, e com a participação efetiva dos Departamentos Culturais Regionais.

Esteve em pauta o desenvolvimento de ações que visem a resgatar projetos e atividades buscando a troca de experiências e a retomada do convívio entre pessoas mais vividas e as novas gerações; resgatando conhecimentos, proporcionando aprendizados e buscando a retomada da consciência dos jovens, nunca abandonando o passado nem esquecendo os que nos trouxeram até os dias atuais. A Mostra também teve como objetivo demonstrar as diversas formas de valorização e integração das gerações através de ações desenvolvidas no meio tradicionalista gaúcho.

Participaram, desta edição, 29 das 30 RTs do estado, bem como a gestão de prendas e peões do RS e uma comitiva de representantes do MTG do Paraná. Os trabalhos consistiram em uma pesquisa escrita, bem como uma exposição prática relativo ao tema proposto. Participaram dos trabalhos cerca de 900 pessoas entre prendas e peões regionais e de entidades. O evento contou com a visitação de um público expressivo, que visitou os stands durante mais de quatro horas de apresentações.

Por Sandra Veroneze

Deixe uma resposta

Fechar Menu
%d blogueiros gostam disto: