O MTG-MT realizou de 12 a 14 de outubro, em parceria com o CTG Aliança da Serra da cidade de Tangará da Serra e com a 1ª Região Tradicionalista, a etapa final do 21º FEMART (Festival Matogrossense de Tradição Gaúcha). De acordo com a comissão organizadora, o evento surpreendeu pelo número de inscritos. A abertura ocorreu no dia 12 e contou com a participação de todos os ex-presidentes do MTG-MT, assim como com a presença da esposa e filhas do presidente fundador do movimento, falecido em 2010. Na oportunidade foi realizada uma homenagem alusiva aos 25 anos de fundação do MTG com a distribuição de mais de 1000 pedaços de bolo.

Estima-se que durante o evento cerca de mil pessoas estiveram envolvidas diretamente na organização. Quinze CTG’s participaram desta etapa com a realização de mais de 260 provas nas modalidades de manifestações espontâneas de música, chula, causo, declamação e danças gaúchas de salão.
De acordo com o MTG-MT o destaque foi a quantia de grupos de danças de invernadas que somaram 27 grupos, divididos entre as categorias Mirim A e B até Xiru e Danças Birivas. Com essa etapa o MTG-MT finalizou a escolha dos seus representantes no FENART 2019.

Para a realização deste Festival o CTG Aliança da Serra foi ampliado e passou por reformas estruturais. A Diretoria Artística avalia que o evento foi um sucesso, devido ao trabalho intenso e dedicação da equipe organizadora e voluntários, fundamental para o brilhantismo. Foram emitidos certificados de trabalho voluntário, com o objetivo de agradecer e enaltecer os tradicionalistas que contribuíram. O Campeão Geral da etapa final do 21º Femart foi o CTG Chama da Tradição, da cidade de Sapezal-MT, da 1ª RT.

Além de todas as expectativas superadas na organização, número expressivo de participantes e organização do CTG sede, a etapa final do 21º FEMART contou com a apresentação de uma mostra cultural durante o evento. De forma simples, mas com envolvimento de todos os CTG’s, o Departamento Cultural apresentou aos visitantes as principais atividades culturais e projetos que aconteceram nas entidades durante o ano. A mostra, supervisionada e apresentada por prendas e peões das regiões tradicionalistas, foi apresentada por meio de exposição fotográfica, enaltecendo o engajamento dos CTG’s no acendimento da Chama Crioula estadual em comemoração aos 25 anos do MTG do Mato Grosso, além de propostas culturais e o trabalho desenvolvido pelo Departamento Cultural do CTG Chama da Tradição de Sapezal, que trouxe ao espaço, brinquedos e brincadeiras com o Projeto “BrincaTchê”.

O grande destaque do espaço foi para a campanha Outubro Rosa, organizado pelo Departamento Jovem, que trouxe panfletos, folders e distribuiu laços rosas. Neste mesmo espaço, os visitantes puderam doar cabelo para a confecção de perucas para mulheres com câncer e a roda de conversa realizada com a avaliadora de indumentária e Madrinha da 47ª Ciranda Cultural, Ana Paula Vieira Labres, que contou com a participação de jovens de todo estado, além da presença do Diretor Cultural do MTG João Malinski Junior, do Presidente Roberto Basso e do Diretor Geral Francisco José Muller de Souza.

Foram distribuídos mais de 200 troféus produzidos em madeira e MDF pelo CTG Aliança da Serra, mantendo o padrão dos últimos anos, e valorizando a madeira, produto produzido em abundância no Estado. Na solenidade de encerramento aconteceu a entrega da premiação da Promoção “Lacre do Bem” – Projeto desenvolvido pelo Departamento Jovem do MTG-MT sob o comando da 1ª Prenda Adulta do MTG-MT, Daiane Carolina Rios. As entidades campeãs foram: 1º Lugar: CTG Aliança da Serra – Tangará da Serra-MT, da 1ª RT e 2º Lugar: CTG Pioneiros do Centro Oeste – Canarana-MT, da 4ª RT.

Deixe uma resposta

Fechar Menu
%d blogueiros gostam disto: