O Movimento Tradicionalista Gaúcho, por meio da Vice-presidência de Cultura, divulgou, nesta semana, a Nota de Instrução 07. A nota é referente aos eventos 30º Entrevero Cultural de Peões Estadual e 31º Entrevero Cultural de Peões Regional; 48ª Ciranda Cultural de Prendas Estadual e 49ª Ciranda Cultural de Prendas Regional.
O documento foi elaborado durante o Curso de Avaliadores para Prendas e Peões, realizado dia 24 de março em Santa Maria, no D.T.G. Noel Guarany, e não dispõe sobre alterações nos regulamentos vigentes, mas sim orientações que buscam uma avaliação justa e igualitária a todos os jovens participantes das cirandas culturais de prendas e entreveros culturais de peões.
Conheça as orientações para a Prova Campeira do Entrevero de Peões:
Quanto à prova de emalar o poncho, a baeta deverá ficar para fora;
2. Serão respeitadas as peculiaridades regionais para emalar o poncho;
3. Não havendo outro local em melhores condições, tratando-se de local que poderá sujar o poncho, será observado o cuidado do participante ao emalar a referida peça.
4. Será respeitada a regionalidade quanto a colocar o freio antes ou depois de encilhar;
5. Peitera, rabicho, buçal e badana são peças opcionais na encilha, portanto, não devem ser cobrados ou descontados em caso de não serem utilizados;
6. O buçal poderá ser retirado ou não para colocar o freio;
7. Deverão ser respeitadas as regionalidades quanto à nomenclatura das peças da encilha (exemplo: xergão, baixeiro e xerga são nomenclaturas que identificam a mesma peça);
8. O rabicho poderá ser colocado por cima ou por baixo da mala de poncho, respeitando-se a regionalidade.
9. Na prova de rédea, quando feita ao tranco e/ou com erro de percurso, deverá ser dada metade do valor total da nota;
10. A alteração regulamentar que ocorreu na 84ª Convenção Tradicionalista, no que se refere ao tempo das provas campeiras, será cobrada a partir do 31º Entrevero Cultural de Peões, fase regional.
Para acessar o documento na íntegra, clique no link
http://www.mtg.org.br/public/libs/kcfinder/upload/files/NI%2007%20-%20CIRANDA%20E%20ENTREVERO.pdf

Foto: Mauro Heinrich

Deixe uma resposta

Fechar Menu
%d blogueiros gostam disto: