“O Trem da 21ª RT” realizou terceiro e último encontro


No dia 25 de março de 2018, às 8h30min, teve início o 3º e último encontro do projeto “O Trem da 21ª RT – Conhecendo os vagões da nossa história” referente ao projeto “CTG Núcleo de Fortalecimento da Cultura Gaúcha”. O evento foi idealizado e promovido pela 1ª Prenda da 21ª RT, Paola Zanetti Ribeiro.

Estiveram presentes no evento a 1ª Prenda do RS, Renata da Silva; a 2ª Prenda do RS, Caroline Scariot; o 3º Guri Farroupilha do RS, Gabriel Ferreira; o 1º Piá Farroupilha do RS, Saullo Dutra; o Conselheiro do MTG, Claudiomar Oliveira; a Coordenadora Regional da 21ªRT, Silvania Affonso; a Diretora Cultural da 21ªRT, Julia Azambuja; entre outros tradicionalistas e simpatizantes.
A primeira atividade do dia foi a palestra “Nos trilhos da história de Pedro Osório: conhecendo a cidade da 1ª Prenda da 21ªRT”, realizada pela Diretora de Cultura de Pedro Osório, Elyane Satte Alam. Em seguida, os presentes foram convidados a um passeio turístico por Pedro Osório.

A tarde foi iniciada com uma palestra realizada pela 1ª Prenda, Paola, sobre o tema “Conhecendo os vagões da nossa história”.

A atividade seguinte foi a palestra da 2ª Prenda do RS, Caroline Scariot, e do 3º Guri Farroupilha do RS, Gabriel Ferreira. Ambos falaram sobre o tema “Enaltecendo os legados que fortalecem o tradicionalismo gaúcho”.
Após, a 1ª Prenda do RS, Renata da Silva, explanou sobre o tema anual do MTG: “Unindo gerações para construir o amanhã: a juventude Tradicionalista como maior legado para a construção dos próximos 50 anos de MTG”.
O momento seguinte foi de apresentação das histórias das entidades. Apresentaram suas histórias o CTG Fogo de Chão – Pedro Osório, o CCTG Lila Alves – Pinheiro Machado, o CTG Tropeiros da Querência – Arroio Grande e o CTG Lanceiros da Querência Bernardinho de Armas – Jaguarão.

Para finalizar o evento, os presentes carregaram o “Trem da 21ªRT com as histórias que gostariam que esse Trem contasse no futuro.

As manifestações foram emocionantes e repletas de expectativas e sugestões! E a certeza de que esse trem não pode mais parar!