O Projeto “Desafios Culturais da CBTG” é uma iniciativa do prendado da CBTG (gestão 2017-2019), com o objetivo de gerar ações em todo o Brasil em torno de um tema abrangente relacionado à cultura gaúcha, ao tradicionalismo ou à atuação social do Movimento Tradicionalista Gaúcho.

Os temas são lançados mensalmente e sua escolha se dá com base em datas comemorativas, tendo relação com assuntos em discussão no âmbito tradicionalista e no âmbito social. São temas abrangentes que permitem diferentes apropriações, abordagens e formatos: não tem um jeito certo de se cumprir os desafios! Vale ressaltar que o projeto não objetiva a competição entre entidades, pessoas ou mesmo federações.

Queremos promover, em cada pessoa tocada pelas ações, uma reflexão sobre os temas, a busca por novos conhecimentos e a geração de interesse em debater e aprender sobre os temas lançados, afirmam os organizadores. Por isso, não é um problema se determinada entidade só consegue cumprir alguns dos desafios, ou então quando se extrapola o período do mês para realizar ações da temática do mês anterior. “Tudo é permitido, já que gostaríamos de trabalhar juntos em prol dos objetivos do Departamento Cultural! Quaisquer dúvidas sobre os desafios, certificados ou temáticas, pode-se entrar em contato com qualquer membro do prendado da CBTG, ou ainda com a idealizadora do projeto, Danielli Oliveira (3ª Prenda Veterana da CBTG), pelo WhatsApp (41) 99893 6748”, afirmam.

Vamos aprender juntos? – é o convite. “Divulgamos, então, o cronograma de desafios para o segundo semestre de 2018, para que todos tenham a oportunidade de se preparar! Não esqueçam de publicar as fotos e a descrição das ações nas redes sociais, com a hashtag #DesafioCulturalCBTG. Esperamos a participação de todos.”

 

MTG-MT – No dia 14 de agosto o Movimento Tradicionalista Gaúcho do Mato Grosso (MTG-MT) celebrou 25 anos de sua fundação, congregando cerca de 40 entidades filiadas distribuídas em quatro regiões tradicionalistas. Para comemorar a data a Chama Crioula foi acesa no dia 14 de agosto, no CTG Pousada do Sul, em Querência-MT, demonstrando união, lealdade e fraternidade nestes 25 anos de lutas e vitórias do tradicionalismo gaúcho naquele estado.

 

Os símbolos do MTG MT – O Hino do Movimento Tradicionalista Gaúcho do Mato Grosso foi aprovado no Congresso eletivo que reelegeu o Presidente Roberto Basso em 2015, na cidade de Primavera do Leste-MT, no CTG Querência Distante. Tem letra de Carlos Alberto Andrade e Vivyane Melz Rhoden e música, de Carlos Alberto Andrade e Carlos Chaves. Confira:

Resplandecente surge em meio ao cerrado
E da floresta vem um eco de clamor
Dizendo a todos os gaúchos deste estado
Que ergam brados em defesa deste amor.
E na cultura do povo mato-grossense
Hoje se agregam o churrasco e o chimarrão
E da união do Mato Grosso com o Rio Grande
Um movimento se expande elevando a tradição!
Desbravadores pioneiros rio-grandenses,
Enraizaram neste chão seu ideal
Eternizar nossos costumes nossa gente
Num “ser gaúcho” da Amazônia ao Pantanal.
Avante! avante! Matuchos
Cantemos fazendo alvoroço
Movimento Tradicionalista Gaúcho do Estado do Mato Grosso!

 

 

1º Sarau da Prenda Jovem – O MTG-MS, em parceria com o CTG Tropeiros da Querência, de Campo Grande-MS, realizou o 1º Sarau da Prenda Jovem. As 16 debutantes de diversas cidades do Mato Grosso do Sul foram apresentadas com seus familiares, nesta passagem da infância para adolescência, representando um costume da tradição gaúcha. O Presidente da CBTG, João Ermelino de Mello, e sua esposa Carmen Beatriz prestigiaram o evento, acompanhados pelos Presidente do MTG-MS, Agadir Mossmann, e esposa Serlei Mossmann, e Patrão do CTG Tropeiros da Querência, Renato Zancanelli e esposa Carolini Barros.

Por Aline Jasper e Aline Kraemer – CBTG

 

Deixe uma resposta

Fechar Menu
%d blogueiros gostam disto: