O Movimento Tradicionalista Gaúcho realizou no domingo, 28 de abril, a segunda edição do VemProMate no Parque Farroupilha, a Redenção, em Porto Alegre.
O evento teve por objetivo, em comemoração ao Dia do Chimarrão, instituído por lei e celebrado anualmente no dia 24 de abril, um pouco da música e cultura gaúchas.

Sucessos novos e tradicionais do cancioneiro gaúcho alegraram o público presente no parque, que cantou e dançou com artistas como Alma Gaudéria, Cássia Abreu e Crianças em Canto, Cássio Castilhos, Giovana Vedovi e Manuela Martins. Luiza Barbosa, que participou do The Voice Kids, era um dos talentos mais aguardados pelo público.

O evento foi realizado pela Fundação Cultural Gaúcha com produção da AG Produtora. A Erva-mate Barão distribuiu água quente e erva-mate, gratuitamente, para o público. Já a Termolar distribuiu brindes. Esta edição contou com o apoio também da Tecnisan Saneamento, Jappe Instalações Elétricas e Grupo Nunes.

Segundo Nairo Callegaro, o evento foi uma oportunidade única para celebrar a hospitalidade tão característica do povo gaúcho e perfeitamente simbolizada na figura do chimarrão passando de mão em mão.

Voluntariado

Para Fernando Espíndola, do grupo Alma Gaudéria e da AG Produtora, o evento foi novamente um grande sucesso. Ele destaca o espírito de colaboração dos artistas, que se apresentaram sem cachê, e o forte envolvimento das equipes da Fundação Cultural Gaúcha e do Movimento Tradicionalista Gaúcho. “Acreditamos que o #vempromate é um evento que traduz os verdadeiros valores do tradicionalismo gaúcho, na medida em que une pessoas e celebra o que temos de mais autêntico, que é a nossa hospitalidade”, afirma.

Histórico

O #vempromate começou em 2015, época em que os desafios virtuais faziam sucesso nas mídias sociais. No dia 24 de abril, o MTG lançou o desafio de se fazer uma grande roda de chimarrão virtual, convidando os internautas para publicar fotografia ou vídeo mateando. Podia ser sozinho, em grupo, no trabalho, em casa, na faculdade. Como a ação tinha por objetivo envolver toda a sociedade, não houve solicitação, por exemplo, para o uso de pilcha.

O sucesso foi estrandoso. De maneira empírica, foram contabilizadas aproximadamente 15 mil participações. Medir esses números não foi exatamente uma atividade simples, porque o Facebook, por exemplo, por meio da pesquisa de hashtag, só permitia visualizar postagens que tivessem sido feitas em privacidade pública. O engajamento da imprensa foi fundamental. Naquela semana, praticamente todos os canais de televisão fizeram matérias sobre a iniciativa e teve até entrada ao vivo no Jornal do Almoço. Com o passar dos anos os desafios virtuais perderam fôlego, porém a hashtag #vempromate se fixou na mente dos gaúchos. Ao longo do ano era comum se ver postagens de pessoas tomando chimarrão utilizando-a.

Evento aberto

Com o passar dos anos começou a se pensar na ideia de fazer também um evento presencial, em praça pública, convidando as pessoas a matearem. A expertise de realização de eventos, por parte da Fundação Cultural Gaúcha, foi um elemento favorável.

Em 2018 aconteceu a primeira edição, no Parque Farroupilha, em Porto Alegre, com a participação expressiva de artistas e de público.

Dia do Chimarrão

O Dia do Chimarrão é comemorado no dia 24 de abril. No mesmo dia também é comemorado o Dia do Churrasco. A lei que estabelece a comemoração é a Lei Estadual nº 11.929, de 20 de junho de 2003.

A escolha do dia 24 de abril para uma homenagem à fundação do primeiro Centro de Tradição Gaúcha do mundo – CTG 35, em 24 de abril de 1948.

Texto: Sandra Veroneze
Fotos: Daniele Macedo e Fernando Espíndola

Deixe uma resposta

Fechar Menu
%d blogueiros gostam disto: