Liliana Cardoso é a patrona dos Festejos Farroupilhas 2021

“Ser patrona dos Festejos Farroupilhas 2021 é a retaguarda de que nós, mulheres, podemos sim. E que representamos toda a diversidade cultural. Representamos as mulheres do campo, as mulheres da cidade. Representamos as mulheres que na Revolução Farroupilha ficaram no campo enriquecendo este Estado para hoje podermos usufruir”.

Assim Liliana Cardoso, 43 anos, declamadora e primeira mulher negra a ser homenageada com o título, define o sentimento de ser indicada pela Comissão Estadual dos Festejos para ser a patronesse dos Festejos Farroupilhas 2021.

“Como mulher negra, eu trago a representatividade dos Lanceiros Negros, que foram linha de frente na revolução, e das mulheres negras, que ficaram no campo gerando renda. Ser patrona é ter a certeza que, onde minha mãe estiver, estará feliz porque passou uma vida me acompanhando para forjar a Liliana Cardoso que sou hoje. Na próxima reencarnação, se houver, quero voltar mulher negra, declamadora e gaúcha”, afirma.

Natural de Porto Alegre, Liliana é declamadora, radialista, apresentadora, mestre de cerimônias, tecnóloga superior em Eventos e Comunicação e pós-graduada em Gestão Pública. Além disso, é ativista cultural; coautora da lei do Dia do Declamador Gaúcho, que foi aprovada em 2019 pela Assembleia Legislativa e sancionada pelo governador Eduardo Leite; e atual vice-presidente do Conselho Estadual de Cultura.