Oficina “Fazendo a natureza soar” estimula criatividade

O CTG Mbororé, de Campo Bom, realiza por meio do Invernadas Culturais a oficina “Fazendo a Natureza Soar”, na área de música, com o oficineiro Juan Carlos Santurion Di Candia.
O projeto consiste em captar sons a partir de elementos encontrados na natureza (no pátio da residência, por exemplo) e com eles construir instrumentos que produzam sons com padrões musicais, criando uma escrita rudimentar.
O projeto tem como público crianças de seis a doze anos de idade e busca incentivar a criatividade, proporcionando um novo elemento de entretenimento e, ao mesmo tempo, a compreensão da arte musical e introdução à linguagem artística através dos sons.
Nessa faixa etária, segundo Juan Carlos, as crianças estão descobrindo o mundo e formando características marcantes de sua personalidade, podendo por meio desta oficina despertar o interesse e gosto por música.
A parceria da entidade tradicionalista com o oficineiro busca promover uma formação artística específica, porém a mesma vem ao encontro aos objetivos gerais sempre presentes nas atividades anuais do CTG, que exploram principalmente os segmentos da dança, poesia e música.
Os objetivos específicos do projeto são estimular a criatividade das crianças, estimular a percepção dos sons, levar a conhecer a essência da música, promover a introdução artística através da música e ensinar os três elementos da música: ritmo, melodia e harmonia.

A oficina pode ser acessada no link https://www.youtube.com/watch?v=C11VeUesOPw

O Programa Invernadas Culturais é desenvolvido pela Fundação Cultural Gaúcha em parceria com a Secretaria Estadual de Cultura.