Quais as maiores RTs do Rio Grande do Sul e por que é importante saber?

Quais as maiores Regiões Tradicionalistas do Rio Grande do Sul? A resposta difere conforme o critério adotado. Se considerarmos o número de municípios representados, em primeiro lugar aparece a 7ª RT, com 42. Por outro lado, se considerarmos o número de tradicionalistas ativos, a liderança é da 25ª, com 5747. Outro critério, o número de entidades filiadas, coloca a 1ª RT em primeiro, com 125, a 10ª RT em segundo, com 123, e a 7ª RT em terceiro, com 107.

Análises quantitativas são fundamentais na tomada de decisões. Além disso, revelam o potencial e a representatividade de cada Região Tradicionalista em diversos critérios. Por exemplo, quais RTs têm maior potencial para definir as eleições ao Conselho Diretor do MTG? Quais as Regiões são mais atrativas financeiramente para a instalação de empresas relacionadas à cultura e tradição gaúchas? Em quais RTs aumentam as chances de sucesso na realização de cursos relacionados a aspectos históricos do Rio Grande do Sul? Outro exemplo: no caso da realização de um evento com orçamento enxuto, em qual RT o custo x benefício fica mais equilibrado, considerando deslocamento, hospedagem e outras despesas?

Números atualizados em tempo real – Um esforço empreendido pela administração do Movimento Tradicionalista Gaúcho e da Fundação Cultural Gaúcha resultou, em 2020, na elaboração de uma mapa interativo com informações em tempo real acerca do número de tradicionalistas ativos no Rio Grande do Sul. Esse era um dado empiricamente calculado, chegando a ser divulgado, em algum momento da história do tradicionalismo, a participação de aproximadamente dois milhões de pessoas em atividades realizadas nos galpões. Recentemente, o número oficialmente divulgado é de um milhão.

Para este estudo, com assessoria da equipe do sistema MTGNet, utilizado para gestão das entidades, a metodologia levou em consideração o número de cartões tradicionalistas expedidos e os demonstrativos apresentados pelas 30 Regiões Tradicionalistas. Conclusão: são 66.100 tradicionalistas. O mapa está disponível no site do MTG.

Por Sandra Veroneze | Matéria integrante do Eco da Tradição 222