Tradição com novidade: oficina aborda consciência corporal

Rosane Marchetto, de Bento Gonçalves, apresenta pelo Programa Invernadas Culturais o projeto “Tradição com novidade: consciência corporal”. A oficina, na área de artes cênicas, tem por objetivo qualificar e proporcionar uma experimentação corporal aos dançarinos do tradicionalismo.
Segundo Rosane, o Rio Grande do Sul iniciou seu processo de formação dois séculos e meio após a chegada dos portugueses no Brasil e, talvez por isso, mais afastado da capital brasileira, tenha passado por uma influência de mestiçagem cultural, criando um estado com uma multiculturalidade única, porém fortalecido e amalgamado por uma bela tradição: a de ser gaúcho. “É neste ambiente que se pode diferenciar o Rio Grande do Sul do restante do país. São diferenças que vieram a construir uma identidade social e cultural própria, o que traz à tona o passado rural e a figura do gaúcho como sinais identitários, seja na arte ou mesmo no seu cotidiano.”
A oficina tem como foco o desenvolvimento e exploração corpórea, se utilizando de exercícios de exploração espacial e física que possa ser realizado individualmente ou em dupla, mas que tem o foco nos casais e na dança em par.
O objetivo é de explorar as possibilidades que venham potencializar o corpo, como força, flexibilidade e expressividade dos dançarinos e criar uma relação à linguagem da Dança Tradicionalista Gaúcha em casal.
As filmagens foram feitas no CTG Laço Velho, pelo fato de possuir uma estrutura compatível com a proposta do projeto, com acessibilidade e até mesmo energia elétrica sustentável, além é claro, de contar com um belo cenário voltado às tradições, segundo Rosane.
Alguns dos objetivos da oficina são desenvolver a capacidade de relação com o outro, motivar a criatividade e espontaneidade nos alunos, ampliar o autoconhecimento corporal e intelectual. O conteúdo abrange aquecimento, alongamento, corporal e vocal, jogos teatrais e técnicas de improvisação, improvisação e expressão corporal.

A oficina pode ser acessada no link https://youtu.be/D94LDYnxs_4